Plano Estratégico
A conclusão do círculo de análise estratégica é a definição do plano estratégico.
Este modelo deverá ser a base estratégica anual. Estabelece quais as medidas que tomamos na nossa unidade, considerando “todos” os comportamentos que o mercado possa vir a ter durante o ano e o nosso próprio comportamento no mesmo período.
Texto escrito por: Ricardo Sereno
No Plano Estratégico juntamos todos os elementos já analisados (Análise Externa, Análise Interna e Compset) e definimos a nossa estratégia para o hotel a aplicar durante o ano seguinte:
Qual a Segmentação que vamos ter no próximo ano e em que segmentos nos devemos apoiar, bem como quais os segmentos em que devemos aposta;
Quais serão os Key Performance Indicators e quais os valores que consideramos como objectivos para cada um deles? Apostamos apenas no RevPar, ou queremos uma estratégia de aumento de ADR? Temos por exemplo o interesse em criar um KPI específico que analise as RN e ADR do mercado Alemão no qual queremos crescer em ADR e diminuir as RN durante a época de Inverno?
Estrutura ou Pirâmide de Preços - qual a nossa estratégia de preços para Tour Operação? Quais os preços mínimos e máximos que consideramos para venda em Onlines? Em caso de falta de procura, até que valor podemos descer os preços, ou aumentar os descontos? Toda esta estratégia é definida na Estrutura de Preços do hotel.
Quais os Relatórios que queremos analisar durante o ano e como podemos garantir que os temos disponíveis sem esforço, ou sem ter um elemento apenas afecto ao upload de informação em relatórios de Excel?
Qual a nossa Proposta de Investimentos para nos adaptarmos ao mercado e atingir novos clientes ou mercados? Qual o retorno esperado desse mesmo investimento?
Plano de Acções - Documento em que resumimos todas as acções de Marketing e Comercial que prevemos efectuar durante o ano, bem como acções em momentos de contingência. Estas ações devem ser separadas em Ações Estratégicas - que são definidas com o objetivo de otimizar as vendas num cenário de comportamento esperado do mercado - e Ações Táticas - nas quais nos preparamos com ações de contingência para potenciais comportamentos inesperados do mercado e do nosso próprio hotel nomeadamente em needed dates, como acontece, por exemplo, nas noites de shoulder ou para compensar um cancelamento de grupo last minute.
Proposta de Orçamento Anual por mês e por segmento de mercado. Importante apresentar sempre o Histórico de 2 anos e duas propostas de orçamento (uma versão realista e uma versão optimista)
É composto pelos seguintes capítulos:
Sumário - onde fazemos um resumo dos principais pontos a considerar no documento
Negócio Turístico
Tendências de mercado
Principais players de hotelaria e cadeias em ascensão - complemento das tendências
Destino em que o nosso hotel se insere
Mercados emissores para o destino - Identificação e avaliação
Facilidades
Posicionamento
Histórico estatístico
Mercados emissores alvo
Plano de Investimentos
Facilidades
Posicionamento
Definição
Plano Estratégico
Segmentação de Mercado a aplicar no hotel
Key Performance indicators
Estrutura de Preços
Estrutura de Relatórios
Proposta Investimentos
Plano de Acções
Orçamento Anual
Quer aplicar as melhores práticas em Revenue Management de cadeias internacionais, na sua unidade hoteleira, para o aumento de receita?
Somos especialistas em Revenue Management, quer em cadeias internacionais e nacionais, quer em hotéis independentes. Olhamos para o seu negócio numa perspectiva agregadora e encontramos soluções criativas para gerar mais receita!
Marque uma reunião exploratória sem compromisso e veja como podemos trabalhar em conjunto.
Este artigo faz parte da nossa Série #InstitutoRM nos quais procuramos explicar de uma forma descomplicada conceitos básicos de Revenue Management. Para mais informações siga o link https://www.xlr8rms.com/blog-InstitutoRM