Segmentação Individuais e Grupos
Em toda e qualquer formação de revenue ou de segmentação, o primeiro item que se ensina diz respeito à separação entre reservas individuais e reservas de grupos.
E a diferença é bem simples: uma reserva individual é aquela que tem menos do que x quartos e uma reserva de grupo é aquela que tem x ou mais quartos. A questão que se coloca está no número de quartos, ou seja, no “x”.
De uma forma transversal, os tradicionais grupos de lazer e corporate correspondem a grupos a partir de 10 ou mais quartos. No entanto, se falarmos de golfe com gratuidade para o pro (os grupos de golfe muitas vezes vêm acompanhados por um profissional que coordena a viagem e ajuda à melhoria contínua dos golfistas), é considerado um grupo a partir de 8 quartos. Se falarmos ainda de unidades pequenas, com 20 ou menos quartos, habitualmente assumimos como grupo um conjunto de 5 ou mais quartos.
Um grupo tem uma contratação específica, até pelo contrato que tem de ser feito. Wash e cancelamentos. Individuais têm padrões consistentes, o que facilita a previsão. Em condições consistentes e regulares (sem lançar ofertas ou sem mudar muito preços), a procura de individuais tem um padrão e uma consistência.
Definição de preços de Grupos é muito diferente de individuais. Grupos é um one shot evaluation constante, ao contrário de individuais que é uma análise de preços constante.
O último ponto a considerar, e que é transversal à definição de qualquer segmento de mercado corresponde ao “momento”. Quando definimos se uma reserva é Individual ou Grupo?
O momento em que definimos o segmento de mercado é o momento de envio de orçamento com a definição do preço ao cliente.
Se um parceiro solicitar um orçamento para 20 quartos e lhe dermos um orçamento de grupo e se o grupo passar a ter 5 quartos mais próximo da data, não devemos alterar o segmento.
A excepção que se aplica é o caso em que efetuamos uma alteração de preço (e como tal o envio de um novo orçamento). Nesse caso podemos atribuir um novo segmento correspondente ao novo orçamento enviado.
Quer aplicar as melhores práticas em Revenue Management de cadeias internacionais, na sua unidade hoteleira, para o aumento de receita?
Somos especialistas em Revenue Management, quer em cadeias internacionais e nacionais, quer em hotéis independentes. Olhamos para o seu negócio numa perspectiva agregadora e encontramos soluções criativas para gerar mais receita!
Marque uma reunião exploratória sem compromisso e veja como podemos trabalhar em conjunto.